IAR - INSTITUTO AMIGOS DA RUA NOSSA HISTÓRIA

IAR - INSTITUTO AMIGOS DA RUA

NOSSA HISTÓRIA

AS PESSOAS MAIS FELIZES NÃO TÊM O MELHOR DE TUDO, ELAS APENAS FAZEM O MELHOR COM TUDO QUE TÊM.

Era noite de Natal, de 1999, quando o casal Junio Tenório e Ana Lúcia foi, pela primeira vez, às ruas do Recife, com o intuito de levar alimentos às pessoas em situação de rua.

A ideia era fazer com que essas pessoas tivessem algo para comer na noite em que as famílias se reuniam em seus lares e confraternizavam durante a ceia natalina. Foi quando tudo começou. Contudo, não fazia sentido para o casal que aquela fosse a única vez, considerando que a fome chega todos os dias para todos nós.

Com o passar dos anos, o gesto simples passou a ser rotineiro, até que em 2004 nasceu o Instituto Amigos da Rua (IAR). A Organização não Governamental foi fundada com o objetivo de aprofundar a assistência às pessoas em situação de rua, bem como a comunidades carentes, socialmente vulneráveis, através de distribuição de alimentos, roupas, livros e, sobretudo, de amor e apoio. Com o passar do tempo, o grupo percebeu que mais importante do as doações que levavam era "ensinar a pescar", para que aquelas pessoas se desenvolvessem e transformassem suas vidas de fato.

Nessa trajetória, com a dedicação e empenho de voluntários, o IAR já proporcionou ações para mais de 36 mil crianças no Projeto Natal Legal, 133 mil atendimentos nas ruas do Recife com o Projeto Amigos da Rua, capacitação para 30 catadores de lixo e treinamento para funcionários de 15 prédios no Projeto Atitude Seletiva, além de ter viabilizado a matrícula de 180 alunos no Projeto Vestibular Cidadão, com 71% de aprovação no vestibular da UFPE e UPE, bem como cerca de 100 atendimentos semanais de Terapia Comunitária.

O IAR não recebe verbas públicas e, mais do que assistência, leva amor e cuidados a pessoas marginalizadas e carentes de condições básicas de sobrevivência. Cuidar dessas pessoas necessitadas é o que move o grupo, e ver o sorriso no rosto de qualquer deles é o combustível para aqueles que se fazem instrumento vivo nesse trabalho.

A união, a força e, sobretudo, os ideais compatíveis com a caridade fazem com que o grupo não enxergue limites para seguir atuante e encorajado na tarefa. Os que fazem o IAR trazem consigo a crença de que todos podem ser instrumentos de transformação no mundo e, sobremaneira, a certeza de que as pessoas são tocadas pela empatia, amor e companheirismo. Isso possibilita a transformação.

Para dar continuidade a essa força do bem, o IAR conta com a ajuda de voluntários e parceiros, pessoas físicas ou jurídicas.

Contribuindo para este trabalho, as pessoas passam a enxergar a vida por um outro ângulo, ressignificando suas experiências, com a oportunidade de vivenciar situações de aprendizado e amadurecimento como ser humano.

  • LOCAIS DAS AÇÕES

    Largo da Encruzilhada - Recife
    Viadulto da João de Barros - Recife
    Rua do Imperador - Recife
  • NÚMEROS EM 2017

    133 mil atendimentos nas ruas do Recife com o Projeto Amigos da Rua
  • PARCEIROS E VOLUNTÁRIOS

    Pessoas físicas e jurídicas
  • DOAÇÕES

    Participe, colabore!